“Faça-se em mim conforme a Tua Palavra1

Olhando a Virgem Santíssima, vemos a sua vida toda resumida em obedecer2 Àquele que a escolheu para realizar, através do seu sim, o maior acontecimento da história da humanidade.

Ela não compreendeu como tudo se faria, mas, já havia aprendido que obedecer ao Senhor, é abrir mão de uma boa escolha por outra melhor. Sendo assim, sentiu-se livre para obedecer ao Seu chamado, afinal de contas, muito ao contrário do que se pensa, a obediência não escraviza, pois, só obedece quem é livre.

O próprio Jesus, mesmo sendo Deus, era submisso aos seus pais em tudo3 de modo a dizer que a obediência não é má e leva à santidade.

Eva desobedeceu e perdeu o Paraíso. Maria obedeceu e o Paraíso habitou nela. Pela desobediência de Eva entrou no mundo o pecado. Pela obediência de Maria nos veio o Salvador. Fica claro assim que tanto a obediência como a desobediência geram frutos. Uma gera morte e outra, a vida. Temos a liberdade de escolher.

Com Maria nós aprendemos que, a obediência nos faz filhos de Deus, nos faz dependentes Dele e nos liberta das amarras das nossas próprias vontades. Com Maria, aprendemos ainda, que as nossas escolhas podem até ser boas, mas, as do Senhor são infinitamente melhores.

Muitos de nós, temos grande dificuldade com a palavra obediência pois, temos aprendido que a obediência é uma agressão à nossa liberdade, quando na verdade é justamente ela que nos dá à liberdade.

Por ter experimentado a liberdade e a graça de obedecer ao Senhor, Maria faz uma pequena, mas arrebatadora pregação ao dizer: Fazei tudo o que Ele vos disser4. A obediência tem o poder de nos fazer dóceis à vontade de Deus. Obedece quem ama, quem é livre. Obedece quem quer amar e quem quer ser livre.

Nossa Senhora, Mãe e Mestra da obediência, ensina-nos a obedecer. Amém.

 

  1. São Lucas 1, 38;
  2. Obedecer vem do latim oboedire (ob + audire), ou seja, escutar com atenção, com reverência o que nos é dito.
  3. São Lucas 2, 51;
  4. São João 2, 5.

 

Tags

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Domingo: 11h, 18h e 20h

Terça-feira e Quinta-Feira: 19h

Horários da Santa Missa durante o Cerco de Jericó

Segunda a Sábado: 19h

Domingo: 11h, 18h e 20h

HORÁRIOS DE MISSA / ANÁPOLIS-GO

Domingo: 11h, 18h E 20h

Terça-Feira E Quinta-Feira: 19h

Horários De Missa Durante O Cerco De Jericó

Segunda A Sábado: 19h

Domingo: 11h, 18h E 20h