LEVANDO A PALAVRA…
No Jardim de infância Santa Josefina Bakhita, enfrentamos a dura realidade onde, mais de 60% de nossos alunos são muçulmanos e o anúncio do Evangelho se torna desafiador. Porém ele acontece de forma diversificada e simples. Diversificada porque é em meio às atividades, onde aproveitamos para inserir figuras de santos para eles colorirem e aproveitamos para contar sua história e assim falar do amor que Deus tem por cada um deles. Também através do projeto da criação onde trabalhamos GN 1.1,31 e de forma criativa apresentamos Deus que criou tudo e criou cada um de nós por amor. Apesar de a maioria serem Muçulmanos, todos os dias rezamos na hora do lanche a oração do Pai Nosso . Como a evangelização ainda está no primeiro anúncio, isso se dá com muita simplicidade como ensinar a fazer o sinal da cruz, fazer um gesto de carinho, um cuidado como cortar as unhas e dizer que precisamos cuidar do nosso corpo porque o papai do céu fica contente.
Queremos testemunhar aqui dois momentos que experimentamos a graça de Deus acontecendo de forma simples e profunda: havia uma criança que sempre dizia que não podia realizar os trabalhinhos na escola, seja uma pintura ou qualquer outra atividade ela sempre dizia (n` ka pudi) (eu não posso) até que um dia por inspiração do Espírito Santo começamos a dizer a ela que Deus a amava e que ela podia sim realizar aquela atividade. Então pedimos para ela repetir; eu posso, e ela repetiu e repetiu novamente e toda a sala repetiu junto com ela, depois nos levantamos e começamos a dançar e a fazer festa com ela, ao terminarmos ela se sentou e fez a atividade, e a partir daquele dia ela não disse mais que não podia, pelo contrário, ela se tornou aluna destaque na pintura.
Outro dia aproveitando o tempo quaresmal levamos um pequeno vídeo que continha cenas da paixão de Cristo, ao terminar o vídeo uma das crianças disse Jesus está sujo de sangue e queria levar o corpo dele pra casa para dar banho nele. É assim de forma simples e misteriosa que o Evangelho é anunciado mais com a vida do que com palavras.
Eliane Gomes
Missionária Nova Aliança
No responses yet