Recentemente tive a graça de poder passar uma semana em nossa casa de missão na Espanha. Localizada na região da Andaluzia, Baza possui aproximadamente 22 mil habitantes e foi fundada entre os anos de 1810 e 500 a.C. Com raízes católicas, Baza, assim como toda a Espanha, foi dominada pelos árabes por volta do ano 700, esse domínio permaneceu até a reconquista pelos Reis Católicos no século XV. A cidade pequena e antiga, preserva em suas construções a história do local. A população bastetana, é em grande parte idosa, os jovens, em sua maioria, deixam a cidade muito cedo para irem estudar.                         A casa de missão em Baza teve início em março de 2019, com a chegada dos missionários Nova Aliança à cidade. Eles foram inseridos na Paróquia de Santiago, podendo colaborar nas celebrações litúrgicas, ajudando na música, conduzindo momentos, evangelizando e, principalmente, sendo presença de Deus para as pessoas. Os missionários da comunidade também estão assistindo o Albergue de Transeuntes de Baza, localizado em frente à Paróquia de Santiago. Eles são responsáveis por cuidarem do local e acolherem os transeuntes que ali chegam para passar a noite.

Quando cheguei à Espanha, me surpreendi e me encantei pela beleza do país; as marcas da história estão por todos os cantos: nos castelos, nas igrejas- tão belas, com o estilo barroco sendo predominante em suas arquiteturas- e etc. As igrejas são marcadas pela presença de grandes imagens, de Jesus, da Santíssima Trindade, dos santos em geral. Durante a Semana Santa, é comum que essas imagens sejam levadas em procissão.

A padroeira de Baza é Nossa Senhora da Piedade, que tem uma história religiosa muito bonita. A cidade conserva essa tradição através de celebrações religiosas, com dias festivos, chegando à comemoração da festa de Cascamorras, que acontece no dia 06 de setembro, entre Baza e a cidade de Guadix.  

Ao chegar para conhecer a missão e visitar os irmãos em Baza, me deparei com pessoas muito receptivas e acolhedoras, características típicas da população da Andaluzia, que desde o primeiro momento me recebeu muito bem em sua cidade e em sua paróquia. Durante a semana que estive lá, tive a oportunidade de conhecer não apenas a paróquia, mas também os principais pontos turísticos da região, firmando em mim a certeza de um povo que preserva sua história e valoriza sua cultura.  

No decorrer daqueles dias, através da convivência com as pessoas, e da partilha com os irmãos da comunidade, pude perceber também, que a maioria da população vive uma vida distante daquilo que a igreja ensina, de forma secularizada, necessitando se reafirmar na fé. A Europa que séculos atrás gerava tantas vocações, tantos santos, hoje precisa ser evangelizada. Nesse sentido é possível compreender a importância existente de missionários naquela região, que possam ser instrumentos de Deus para essas pessoas, evangelizando-as, levando-as a viver uma experiência com o amor de Deus Pai, para que elas possam buscar uma conversão verdadeira, e consequentemente uma mudança de vida. 

Diante disso, ao conviver com os paroquianos, já foi possível contemplar o quanto nosso carisma tem feito a diferença na vida daquelas pessoas, às vezes com um olhar, com uma palavra, um sorriso, um abraço, ou apenas um ouvido atento para ouvir suas histórias. É o amor de Deus Pai que alcança aqueles corações através da vida dos missionários Nova Aliança. O carisma, que há quase 29 anos é graça de Deus para nós, hoje já alcança vidas em outros continentes, fazendo com que mais pessoas se descubram filhas amadas de Deus. 

  Encerro este breve relato com o coração grato a Deus Pai por ter me permitido vivenciar essa experiência maravilhosa junto aos irmãos da comunidade e ao povo espanhol. Também agradeço a cada uma das pessoas que lá me receberam, pelo acolhimento e hospitalidade, e aos irmãos da missão por estarem comigo durante estes dias inesquecíveis e por serem sinal de amor, amizade, doação e obediência à vontade de Deus. 

Muchas gracias a todos. Que Dios los bendiga. Hasta luego. 

Tags

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Domingo: 11h, 18h e 20h

Terça-feira e Quinta-Feira: 19h

Horários da Santa Missa durante o Cerco de Jericó

Segunda a Sábado: 19h

Domingo: 11h, 18h e 20h

HORÁRIOS DE MISSA / ANÁPOLIS-GO

Domingo: 11h, 18h E 20h

Terça-Feira E Quinta-Feira: 19h

Horários De Missa Durante O Cerco De Jericó

Segunda A Sábado: 19h

Domingo: 11h, 18h E 20h