Jesus desejou tão ardentemente o momento de cear com os Seus amados, que quis prolongá-lo para sempre, e fez isso da forma mais simples possível e para que todos tivessem acesso, tornou-se pão e vinho, cumprindo assim a promessa de estar conosco até o fim do mundo.
A Festa do Corpo de Cristo, é o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas em solene procissão, para ser adorado, amado e amar, honrado e abençoar as cidades. Por isso, criou-se o costume de confeccionar tapetes em forma de belas obras de arte para que o Rei dos reis possa passar, como também o costume de enfeitar as portas das casas durante para a passagem do Senhor.
Vivemos tempos em que as pessoas buscam milagres, sinais e prodígios extraordinários, e a presença de Jesus nos Sacrários é esquecida. Querem tocar no ostensório, mas não vão visitá-Lo na solidão das Igrejas. Contudo Ele permanece lá, chamando, esperando e acolhendo a quem chegar. Vivemos um tempo de descrença, de paganismo e de muitas ofensas ao Santíssimo Corpo e ao Preciosíssimo Sangue de Jesus. Igrejas são destruídas, sacrários são violados e o Corpo do Senhor é pisoteado, lançado no lixo ou nas ruas. Mas Ele permanece, não desiste! Não nos abandona! E nós?
Somos então chamados a demonstrar e reavivar o nosso amor pelo Cristo Eucarístico publicamente, e não somente na grande celebração de Corpus Christi, que não deve ser apenas um feriadão, mas, a cada dia buscar encontrá-Lo, conhecê-Lo e amá-Lo, de todo o coração, de toda a alma e com todas as forças. Viva Jesus Sacramentado!
Adoremos ao Santíssimo com o hino de São Tomás de Aquino:
Tantum Ergo:
Tantum ergo Sacramentum
Veneremur cernui: Et antiquum documentum
Novo cedat ritui: Praestet fides supplementum
Sensuum defectui. Genitori, Genitoque
Laus et iubilatio, Salus, honor, virtus quoque
Sit et benedictio: Procedenti ab utroque
Compar sit laudatio. Amen.
Tradução:
Tão Sublime:
O sacramento tão grande veneremos curvados
E a antiga lei dê lugar ao novo rito. A fé venha suprir a fraqueza dos sentidos.
Ao Pai e ao Filho Saudemos com brados de alegria,
Louvando-os, honrando-os, dando-lhes Graças e bendizendo-os
Ao Espírito Santo que procede de ambos
Demos os mesmos louvores. Amém.
(Origem da festa de Corpus Christi:
No responses yet