Conhecer a si mesmo é uma atitude extremamente necessária, no entanto, excessivamente difícil. Ela incita diretamente a nossa razão e coloca a prova nossos medos e paixões. Com a ação de nos conhecermos seremos capazes de descobrir as máscaras que utilizamos, tanto as que foram colocadas em nós, como aquelas que nós mesmos colocamos na tentativa de ser o que não somos ou ainda com o intuito de camuflar o que verdadeiramente somos e não queremos acolher e aceitar. Se alcançarmos a graça de nos conhecermos profundamente, teremos mais condições de compreendermos a nós mesmos e aos outros com mais facilidade e ternura.

Temos medo descobrir como realmente somos, no entanto, o autoconhecimento pode nos ensinar a desenvolver nossas potencialidades com eficácia e viver o nosso dia a dia com mais leveza e compreensão, sem tantas exigências a nós e aos outros. Entender quem somos pode nos ajudar a compreender nossas emoções e reações, desse modo, será mais fácil gerenciar nossas atitudes, não culpabilizando ninguém, a vida pode tornar-se mais leve. Com o autoconhecimento podemos descobrir nossas capacidades e limitações, isso pode nos ajudar a estabelecer metas e evitar muitas frustrações, sofrimentos e fadigas. É através do conhecer-se que existe a capacidade e a possibilidade de realização de sonhos e desejos, pois entramos em contato com o nosso interior, com o Sagrado, e assim podemos resgatar os propósitos estabelecidos para a nossa vida e fortalecer a vontade sincera.

Ao desenvolver o autoconhecimento, podemos atrair e conquistar o que sonhamos, sendo capazes de assumir as responsabilidades e consequências de nossas escolhas, usufruindo as vantagens das vitórias e aprendendo com os fracassos. Quando conhecemos melhor a nós mesmos, somos capazes de conhecer e compreender um pouco mais do outro. O modo como nos relacionamos, diz muito de quem somos e quanto nos conhecemos.

Na busca do conhecimento próprio, entramos em contato com as realidades mais escondidas dentro de nós, como angústias, dores e sofrimentos. Temos a oportunidade de libertação, e tornar-se livre é um pré-requisito para a felicidade.

O ser humano é um questionador, um ser pensante, por isso tem a necessidade de conhecer-se. À medida que o homem se conhece, ele abre-se para uma transformação, vai construindo-se, desse modo, conhecer-se é também construir a si mesmo, pois descobre que é um ser inacabado, em constante crescimento e transformação, há sempre algo à ser retocado, remodelado e às vezes até reconstruído.

Aceitando e vivendo todo este processo, o homem passa de matéria bruta à obra prima nas mãos do Divino Oleiro. Esse processo é lento e tem tempo indeterminado para acabar.

Mãos à obra…

Tags

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Domingo: 11h, 18h e 20h

Terça-feira e Quinta-Feira: 19h

Horários da Santa Missa durante o Cerco de Jericó

Segunda a Sábado: 19h

Domingo: 11h, 18h e 20h

HORÁRIOS DE MISSA / ANÁPOLIS-GO

Domingo: 11h, 18h E 20h

Terça-Feira E Quinta-Feira: 19h

Horários De Missa Durante O Cerco De Jericó

Segunda A Sábado: 19h

Domingo: 11h, 18h E 20h