Você Já Parou Para Pensar Que Essa Pode Ser Sua Última Quaresma? Na Quarta-Feira De Cinzas Iniciamos Esse Período Forte Da Igreja Com O Recebimento Das Cinzas Para Nos Lembrar Que Do Pó Viemos E Para O Pó Voltaremos. As Cinzas Representam A Brevidade Da Vida, Que Pode Se Findar Há Qualquer Momento, Nos Fazendo Deparar Com A Morte.
Por Isso É Tão Urgente Reconhecermos Logo A Própria Fragilidade E Mortalidade De Nosso Corpo, E Assim Lembrarmos Que Nossa Alma Precisa O Quanto Antes Ser Redimida Pela Misericórdia De Deus Para Alcançarmos A Vida Eterna, A Vida Que Não Acaba.
Converter-Se Significa Deixar-Se Conquistar Por Jesus (Cf. Fl 3,12), E, Com Ele, “Voltar” Ao Pai, Diz Bento XVI! Para Isso É Preciso Viver Uma Profunda Penitência Interior, Rasgar O Coração, Reconhecendo-Se Pecador Necessitado Da Misericórdia, Como Nos Convida O Salmo 50 (51).
40 DIAS
Quaresma, 40 DIAS! Quarenta Trata-Se De Um Número Que Exprime O Tempo Da Expectativa, Da Purificação, Do Regresso Ao Senhor E Da Consciência De Que Deus É Fiel Às Suas Promessas. Este Número Não Representa Um Tempo Cronológico Exato, Cadenciado Pela Soma Dos Dias. Aliás, Indica Uma Perseverança Paciente, Uma Prova Longa, Um Período Suficiente Para Ver As Obras De Deus, Um Tempo Dentro Do Qual Se Decide Assumir As Próprias Responsabilidades Sem Ulteriores Demoras. É O Tempo Das Decisões Maduras.
Pela Conversão Do Seu Povo, Deus Fez Chover 40 Dias E 40 Noites Nos Tempos De Noé (Cf. Gênesis 7,4); Fez Moisés Passar 40 Dias De Jejum No Monte Sinai, A Sós Com Ele (Cf. Êxodo 24,18); Conduziu O Povo De Israel Por 40 Anos Em Êxodo Pelo Deserto Rumo À Terra Prometida (Cf. Números 14,33); Fez Elias Passar 40 Dias E 40 Noites Caminhando Até O Monte Horeb (1 Reis 19,8); Levou Jonas A Profetizar 40 Dias De Julgamento Para Que Nínive Se Arrependesse (Jonas 3,4). Por 40 Dias Jesus Também Jejuou No Deserto, Onde Foi Tentado Pelo Demônio (Mateus 4,1–2; Marcos 1,12–13; Lucas 4,1–2) E Durante 40 Dias, Jesus Ressuscitado Instruiu Os Discípulos Antes De Subir Ao Céu E Enviar O Espírito Santo (Atos 1,1-3).
MAS ENTÃO O QUE FAZER?
A Igreja Nos Oferece Três Meios Para Nos Auxiliar Nesse Caminho De Redenção Quaresmal: O Jejum, A Oração E A Caridade!
As Alegrias Da Vida Terrena Geralmente Começam Nos Prazeres, Em Festas, Bebedeiras E Demais Diversões Fugazes, Mas Terminam Mergulhadas Na Dor De Cabeça, Ressaca, Tristeza, Depressão E Arrependimento. Já Para Aqueles Que Caminham Em Uma Vida Cristã, A Alegria Não Começa Geralmente Com Os Sabores, Mas Sim Os Dissabores Do Jejum, Da Penitência, Do Sacrifício, Da Cruz E Da Morte, Mas Terminam Na Alegria Da Ressurreição, Na Certeza Da Glória, Com Os Sabores Das Bem Aventuranças Eternas.
NÃO PERCA MAIS TEMPO, “AGORA É O TEMPO FAVORÁVEL”!
Sendo Assim Se Você Deseja Viver Uma Quaresma Diferente, Deseja Iniciar Um Novo Projeto Em Sua Vida, Que Tal Um Projeto Para 40 Dias: Um PROJETO DE VIDA QUARESMAL!
Se Você Topar O Desafio Escolha Hoje Um Pecado A Combater, Uma Virtude A Praticar Para Te Auxiliar No Combate A Esse Mal, E Um Meio Para Alcançar Essa Vitória Através Do Jejum, Da Oração E Da Caridade. Que Jejum Você Pode Fazer Que Te Ajudará A Enfraquecer Esse Pecado? Que Oração Ou Quanto Tempo De Oração Você Pode Fazer Diariamente Para Fortalecer A Sua Alma? E Que Gesto De Caridade Que Você Pode Fazer Que Te Leve A Sair De Si Mesmo E Ir Ao Encontro Do Outro?
O Desafio Está Lançado E Agora Depende De Você Abraçá-Lo Ou Não Pela Sua Salvação!
No responses yet