Santos de calça jeans é uma expressão atual sobre como ser de Deus com as vestes de hoje! E isso é uma proposta desafiadora, mas cheia dos dons do Espírito Santo, principalmente da alegria, da coragem e da liberdade, próprias da juventude.
Que tal entender melhor sobre isso neste post que preparamos para você?!
Quem são os santos de calça jeans?
Os santos de calça jeans nasceram do apelo do Espírito Santo por santidade. Deus é santo em sua essência, e qual a maior qualidade divina? O amor! Logo, a santidade está ligada à capacidade de amar a Deus e, consequentemente, ao outro.
O fato de usar calça é simbólico. Essa é a veste mais comum, hoje em dia, para todas as idades. Isso significa que a santidade não é coisa de outro mundo, nem está desaparecendo, mas é possível a todos.
Agora, a santidade na juventude parece bem desafiadora, porém não é impossível. E temos exemplos, no Brasil, de uma juventude santa através dos Servos de Deus Guido Schäffer, Marcelo Câmara e Isabel Cristina, além das Beatas Benigna e Albertina Berkenbrock.
Então, os santos de calça jeans estão por perto! Na vida de cada jovem que se decide por Deus e leva essa decisão consigo em todas as situações da vida: nas amizades, no namoro, nas festas, nos estudos, nas redes sociais, até às últimas consequências.
Quem são os candidatos a santos de calça jeans?
Ninguém melhor do que o Papa João Paulo II para falar sobre os jovens. Ele foi um idoso jovem, que amou tanto os jovens a ponto de criar a Jornada Mundial da Juventude – um evento que reúne milhões de jovens em torno da Igreja e que já inspirou muitos deles à santidade. São suas as palavras:
“Vocês, jovens, personificam essa juventude. Sois a juventude das nações e da sociedade, a juventude de cada família e de toda a humanidade. Você também é a juventude da Igreja. Todos nós olhamos para você, porque todos nós, de certa forma, estamos constantemente sendo jovens novamente graças a você.
Por isso, a tua juventude não é apenas algo teu, algo pessoal ou de uma geração, mas algo que pertence a todo aquele espaço que cada homem percorre no itinerário da sua vida, e é ao mesmo tempo um bem especial para todos.”
O Papa tem a felicidade de falar do jovem que está dentro da sociedade, no mundo, e por isso sofre, tem desilusões, vazios, perde pessoas, enfrenta o luto, os problemas sociais e econômicos, mas também tem fé e essa é a grande diferença em sua juventude.
Logo, o candidato à santidade na juventude é pessoa que não se isola, não foge, como diz o Papa, que não vive para si, mas tem amigos. Além disso, olha cada pessoa como uma candidata à salvação, porque ele mesmo experimenta a salvação em sua vida pessoal.
Mas como viver a santidade hoje como jovem?
A primeira qualidade de um jovem é a sensibilidade do coração. Esse dom o torna acessível a experiências novas, que encantem e encham a mente de sonhos bonitos, principalmente para ajudar o outro. Quantos jovens doam suas vidas por causas humanitárias!
E não há experiência mais bela e cheia de vida que a história do Filho de Deus, então Ele é o referencial para toda juventude. Ele andou com os pobres, enfrentou os demônios, comeu com ladrões, não julgou as prostitutas e denunciou a exploração do seu tempo.
Mas será que os santos de calça jeans enfrentam situações como essas de Jesus hoje? A pobreza, a exploração humana através da prostituição, das drogas, a injustiça, a violência, enfim. E como eles vencem isso? Fazendo a experiência de Deus na vida pessoal.
Portanto, a santidade para os jovens de calça jeans é resultado de um encontro com uma pessoa: Jesus Cristo. Se alguns encontros, ao longo da juventude, deixam tristezas e sofrimentos profundos, o encontro com Cristo produz alegria, amor e vida eterna.
“…com o entusiasmo da juventude, cultivou a amizade com o Senhor Jesus”
Com essas palavras, o Papa Francisco qualificou o Beato Carlo Acutis, um jovem de 15 anos, que colocou a Eucaristia no centro da vida, amou a Virgem Maria, solidarizou-se com os pobres, evangelizou os amigos e o mundo através das redes sociais.
Por sinal, ele é conhecido como o intercessor das redes sociais. Mas qual o segredo do coração desse jovem? É que ele, como pessoa humana, esteve sujeito a todos os desafios e propostas dos tempos modernos, inclusive da doença que o vitimou tão cedo.
No entanto, ele fez a experiência de Deus, mesmo sem a presença da sua família na Igreja. E dizia: “A Eucaristia é a minha estrada para o céu!”. Essas palavras são fruto de uma amizade feliz, mas existem outras guardadas no coração de muitos jovens de calça jeans.
Agora, basta abraçar a aventura de se deixar amar por Deus na simplicidade da vida, com realismo e lucidez, porque a vida é desafiante, mas é bela por isso. E o Coração de Deus tem sede da juventude corajosa, feliz e livre! Que tal matar a sede deste Coração?
Se você quer viver essa aventura, viver a radicalidade de escolher por Deus em tudo o que você vive , participe de um do grupo Santos de Calça Jeans
No responses yet